quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Matadouro de Vozes, crítica de José Neres





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José Neres
(Membro da Academia Maranhense de Letras e da Sobrames)

Não sinto a pulsação dos muros,

A umidade das horas
Ronaldo Costa Fernandes é um daqueles intelectuais que conseguem trilhar com desenvoltura por diversos caminhos das letras. É muito respeitado como ensaísta, diversas vezes premiado por seus textos em prosa (romances, novelas e contos) e, nas últimas duas décadas, vem produzindo poemas de excelente qualidade, como pode ser visto nos livros: Estrangeiro (1997), Terratreme (1998), Andarilho (2000), Eterno Passageiro (2004), A máquina das mãos (2009), Memória dos porcos (2012) e O difícil exercício das cinzas (2014). Página2

Bastante seletivo em suas leituras, na elaboração de seus textos e na organização de suas obras, o escritor maranhense trouxe à luz no final de 2018 mais um livro: Matadouro de Vozes, um conjunto de poemas mesclando um tom filosófico com quase imperceptíveis à primeira vista apelos políticos e sociais incrustados nas entrelinhas de versos harmoniosos entre si.

Matadouro de Vozes é um livro extremamente metafórico com versos que, quando são isolados e tirados do contexto do poema, podem passar ao leitor uma ideia de facilidade e/ou de superficialidade, mas que, quando lidos em sua integralidade despertam a sensação de um incômodo existencial e social que permeia experiências compartilhadas por todos os seres humanos, dito por poucos e transformado em palavras escritas por raros artífices dos versos. De alguma forma, em seu novo livro, Ronaldo Costa Fernandes consegue tramar e explicitar uma nem sempre possível imbricação entre o que é aparente para as pessoas e o que se esconde dentro de cada um de nós, seres humanos limitados quase sempre pelas próprias limitações impostas e aceitas como verdades incontestáveis.

Logo no primeiro poema do livro, o leitor se depara com uma afirmação que pode parecer pessimista: "a tristeza é sempre mais pesada que o ar", mas que

Em 2010, O Livro A Máquina das Mãos, de Ronaldo Costa Fernandes, recebeu o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras Página3

serve como portal de entrada para os demais textos do livro. Cada estrofe do livro causa a mesma incômoda sensação de "uma fruta que cai / e não alcança o chão", que aparece como desfecho do poema intitulado "O egoísmo da carne". O peso dessa tristeza existencial que permeia os versos do livro de Ronaldo Costa Fernandes leva o leitor a percorrer caminhos poéticos perturbadores e conturbados, pelos quais algumas vezes a "mesa tem cavernas / onde o labirinto das teclas / penumbram becos sem saída".


MURO DAS LAMENTAÇÕES

Pendurei um século

na parede do escritório.

As paredes

transformaram tudo em açude.

Minha mesa tem cavernas

onde o labirinto das teclas

penumbram becos sem saída

e indóceis diques

mergulham a mente naufragada
Pouco depois da metade do livro, aparece o poema "Criadouro de vozes", que serve como contraponto do título da obra, mas que, ao contrário dos demais textos, abre caminho para esperança de dias melhores, com o lançar das "sementes do caminho" e o "abrir de estradas". Ao utilizar essa paradoxal metáfora de colocar um criadouro de vozes quase no centro de um universo preparado para abafar, silenciar e matar as vozes que ousam se levantar, o poeta acaba revelando um pouco de sua intenção. Assim como Drummond fez uma flor furar o asfalto e desafiar os sombrios momentos pelos quais passava o mundo, Ronaldo Costa Fernandes faz com que murmúrios que deveriam ser silenciosos alcancem a dimensão de palavras, falas, gritos e berros. De alguma forma, o poeta pode até morrer, mas jamais silenciar. Eis uma das mensagens subliminares do livro. Página4

Matadouro de Vozes é um livro de protesto quase inaudível para quem se acomoda com as aparências das coisas sem buscar a essência escondida em algum ponto às vezes quase indevassável da esfera do SER humano. E, ao mesmo tempo, um alerta para quem se incomoda com a apatia colorida dos chamados tempos de pós ou ultramodernidade. Os poemas do livro devassam o presente sem a necessidade de negação do passado e deixam a lição de que "o futuro é um bicho hospedeiro do homem".

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