domingo, 23 de dezembro de 2012

Lêdo Ivo morre na Espanha


O escritor e jornalista alagoano Ledo Ivo, que morreu na Espanha Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo - 21/07/1998
Lêdo Ivo
 RIO - Aos 88 anos, morreu o escritor alagoano Lêdo Ivo neste domingo. Segundo informações da Globo News, o jornalista passou mal durante um almoço em um restaurante em Sevilha, na Espanha. Ele chegou a receber atendimento médico, mas faleceu antes de chegar ao hospital. A causa da morte ainda não foi divulgada.
A família vai cremar o corpo na Espanha, onde ele passaria o Natal, e trazer as cinzas para o Brasil.
Lêdo Ivo foi o quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 13 de novembro 1986, na sucessão de Orígenes Lessa.
Sua estreia na literatura se deu em 1944, com a poesia "As imaginações". No ano seguinte, publicou o premiado "Ode e Elegia". Muitos de seus livros de poesia, romance, conto, crônica e ensaio foram traduzidos e publicados em diversos idiomas, como italiano, dinamarquês, espanhol e inglês. Seu último título publicado foi a antologia "O vento do mar", em 2010.
Entre suas obras mais populares estão "A cidade e os dias", "Curral de peixe", "Plenilúnio" e o infantil "A história da tartaruga".
O escritor nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió, Alagoas, filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo, ele deixa três filhos: Patrícia, Maria da Graça e Gonçalo.


(fonte: O Globo