quinta-feira, 16 de outubro de 2014

San Tiago Dantas - A Razão Vencida

BIOGRAFIA E ARTE LITERÁRIA
 

FABIO DE SOUSA COUTINHO

Quando concluiu O Santo Sujo, a lapidar biografia de Jayme Ovalle, o escritor e jornalista mineiro Humberto Werneck declarou que ela lhe consumira intermináveis dezessete anos de labuta, com algumas interrupções. Pois bem: acaba de sair do prelo San Tiago Dantas - A Razão Vencida, volume inicial da biografia, em dois tomos, do importante homem público carioca, abrangendo seus primeiros trinta e quatro anos de vida (1911-1945).

Seu autor é o advogado e jurista Pedro Dutra, que dedicou vinte (!) anos de esforço diário a um belo objetivo: registrar para a História a aventura vital de um brasileiro ímpar, pelas altíssimas virtudes intelectuais e morais, e pelos equívocos que, não obstante tais qualidades, cometeu em sua trajetória política.

A partir de ensaio produzido no começo da década de 1990, Pedro Dutra, incentivado por um crítico entusiasmado, entregou-se, sem trégua, aos afazeres de pesquisa, levantamento de fontes, entrevistas e, por certo, de escrita de uma obra que, de tão bem construída, já nasce clamando pelo volume seguinte.

San Tiago Dantas, como nos é esclarecido logo na apresentação autoral, dividiu sua existência em três etapas de acentuada nitidez filosófica: saber, ter e poder. Ingressou precocemente na vida acadêmica, tornou-se um professor meritoriamente festejado por seus discípulos e publicou um livro de Direito Civil (sua tese de concurso para catedrático) que o elevou à condição de pensador da seara jurídica. Daí para o exercício destacado da advocacia o caminho não foi longo, menos ainda tortuoso. Numa época de sérias e graves perplexidades institucionais, seu parecer de jurisconsulto passou a ser o mais requisitado, o de maior valor econômico, o de peso mais impactante na balança da Justiça. San Tiago tornou-se, assim, um profissional sobejamente afluente.

Mas sua alma ocidental não se fez preenchida somente pelo conhecimento enciclopédico e pelos haveres materiais. Instado pela ciência de mestre invulgar e pela consciência de cidadão consequente, San Tiago Dantas lançou-se na política, almejando praticá-la com a mesma nobre devoção que caracterizara, até então, sua vivência universitária e sua militância de causídico.

A política não é, contudo, o território por excelência das boas intenções e das melhores ideias. Antes delas, prevalecem interesses, circunstâncias e conjunturas cujo enfrentamento requer muito mais do que um intelecto de primeira ordem e um temperamento por igual primoroso. Na cova dos leões, sem poder (con)vencê-los pela arma que dominava à perfeição, a retórica, San Tiago foi devorado, como sói ocorrer aos quixotes do combate moderno.

Tudo isso, com ênfase na descrição de passagens e detalhes que prendem e fascinam o leitor capítulo após capítulo, Pedro Dutra nos relatou estribado num refinamento literário poucas vezes atingido em matéria de elaboração de biografias entre nós. Na gloriosa tradição dos iluminados escritores de Minas Gerais, aqui dispensada a enunciação individualizada do forte elenco da seleção mineira das letras, San Tiago Dantas - A Razão Vencida é não apenas obra que consagra o infatigável biógrafo e honra o genial biografado, mas também livro destinado ao prazer estético e à justa admiração de contemporâneos e pósteros. É, para além de qualquer dúvida, trabalho intelectual de rara felicidade, que ostenta, em cerca de 500 páginas de texto impecável, as marcas indeléveis das realizações grandiosas e da permanência cultural.