segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Foro íntimo, poema RCF




 Otto Dix and August Sander: In the Eye of the Storm – Tate Etc | Tate









As leis de mim
têm seu código
e seu livro das desventuras,
a relação penal 
dos meus passos
com o cadafalso
que me busca
para ser verdadeiro.



O vade mécum  
de minhas ousadias
se comprimem
nas linhas que escrevi.
Ali estão 
todas as transgressões do espírito,
as abominações das certezas
e todos os indícios 
que me levam à pena capital:
a penalidade dos tolos 
que escrevem e delatam
todos os seus pecados.

A barra de meu tribunal 
é pesada.
Sou eu minha testemunha 
principal e meu delator.
A mim me condeno 
ao júri dos outros.

Uma eterna ação 
– ou uma internação – 
me processa todos esses anos:
juro dizer a verdade,
nada mais que a poesia. 


(do livro Matadouro de vozes, 2018)


Nenhum comentário:

Postar um comentário