segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ressurreição , poema RCF

 



 

Quantas cruzes serão necessárias

                                    para um Cristo?

Há dois mil anos mata-se o

                                    mesmíssimo homem

                                    - é preciso morrer tantas

                                    vezes ao longo dos séculos?

 

Por que rezo pelos joelhos?

Por que meus narizes

incensam uma vida eterna?

Ainda por cima

                        tenho a ligeira impressão

                        que a hóstia é uma moeda.

 

Gosto das caves londrinas ou de Nova York

                        onde me sinto nas catacumbas.

Os padres do Nordeste eram velhas sicilianas,

                        arrastando as roupas negras,

                        o velho hábito das viúvas e mulheres

                        de pescadores portugueses e gregos.

 

O padre tinha um ouvido

                        de palhinha

                        e

                        eu sussurrava os mais doces pecados.

Oh, Deus, pequei –

                        quantas Ave-Marias

                        e quantos Padres-Nossos

            devo para expiar

            a culpa de duvidar?

 

As igrejas me dão sensações febris,

                        e do púlpito todo orador me revela

                        a incapacidade de eu ser melhor do que sou.

Viverei mil anos e não aprenderei

                        a jejuar, a deixar de exigir de Deus,

                        a dar nota maior da carteira,

                        a não cobiçar a falsa plenitude do próximo.

 

Se todo homem carrega

                        seu deserto,    

                        sua Via-Crúcis,

                        sua Terra Prometida,

                        quando o dedo de Deus

                                                                       me ressuscitará?

 

 




 (do livro Estrangeiro. Rio: Sette Letras, 1997.) 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário